quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Mapa de parques eólicos Europeu

Richard Jakubaszko
O mapa acima mostra a localização dos parques eólicos em toda a Europa e vem do site SETIS (Sistema Estratégico de Informação Tecnologia de Energia) da Comissão Europeia, um vendedor de energia elétrica.

Duas coisas realmente se destacam ao primeiro olhar para o mapa. O número extremo de parques eólicos na Alemanha e a falta de parques eólicos na Europa Oriental e também na Noruega.

De acordo com o Vento Europa, 12,5 GW de capacidade bruta eólica adicional foi adicionado na Europa em 2016 para trazer o total para 153,7 GW, ultrapassando o carvão como a segunda mais importante fonte de energia (a primeira é a energia nuclear).

Os top 10 países da Europa em termos de capacidade eólica instalada até o final de 2016 foram:

Alemanha – 50.019 MW
Espanha – 23.075 MW
Reino Unido – 14.542 MW
França – 12.065 MW
Itália – 9.257 MW
Suécia – 6.519 MW
Polônia – 5.782 MW
Portugal – 5.316 MW
Dinamarca – 5.227 MW
Países Baixos – 4.328 MW

Malta e Liechtenstein são os únicos dois países europeus sem ter nenhuma capacidade de vento de qualquer tipo, embora a Eslováquia, a Eslovénia, a Islândia e a Bielorrússia têm apenas 3 MW de capacidade instalada.

Comparar os preços da eletricidade ou taxas de gás na Europa com os nossos preços no Brasil é complicado. As taxas e impostos são pequenos, comparados ao Brasil. Aqui temos ICMs, que é aplicado na fatura (por fora) de 12,5% a até 25% na conta, conforme o consumidor. Significa dizer que o ICMS (imposto estadual) de 25% na verdade é de 33% sobre o valor total. Lá existem fornecedores diversos numa mesma região, e a energia elétrica, em geral, é mais cara do que a nossa, mas fornecedores de menor porte fazem concorrência acirrada para conquistar clientes. A energia elétrica de hidrelétricas (como usamos no Brasil) é perene, mais sustentável, e a mais barata de todas as fontes conhecidas.

Interessante este mapa. Mais ainda por se ver a Alemanha com o maior número de eólicas, mas que é obrigada a importar energia elétrica da Franca, de usinas nucleares. Ou seja, a energia eólica não resolve o problema, pois o vento inexiste em alguns momentos, especialmente à noite, para fazer girar as hélices das grandes torres. E vento não se estoca, nem lá e nem cá no Brasil. Aqui, estocamos água. Mais do que isso, nas enormes áreas onde estão instaladas as torres é quase impossível haver criação de animais, pois ficam desorientados pelo barulho subsônico das hélices. Vacas praticamente param de produzir leite, galinhas não põem ovos, e seres humanos, especialmente idosos e crianças, os mais sensíveis, ficam permanentemente com sensações de desorientação direcional, insônia, dores de cabeça, enjoos etc.


Enfim, energia elétrica é o problema maior do planeta hoje em dia. Ao lado do excesso populacional. Abordo esses e outros temas, de forma mais abrangente, no livro "CO2 aquecimento e mudanças  climáticas: estão nos enganando?". Se você se interessa pelo assunto, pode comprar o livro através do e-mail co2clima@gmail.com ou pelo fone 11 3879.7099 com valor de capa promocional de R$ 30,00 já inclusa a taxa postal, na promoção que estamos fazendo este mês, a do "frete free".
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.