sábado, 19 de maio de 2018

Califórnia aderiu de vez à energia solar.


Richard Jakubaszko 
Usinas de energia solar ocupam áreas imensas mundo afora.
Capturei a notícia abaixo, publicado em um blog sobre energias alternativas. Ao final desse texto faço comentários sobre a situação:

(Bloomberg) - A Califórnia acaba de emitir o sinal mais claro de que a geração de energia em telhados está deixando de ser um nicho do mercado e se tornando a norma.

Na quarta-feira (9/5/18), o estado se tornou o primeiro dos EUA a exigir painéis solares em quase todas as novas residências. A maioria das novas unidades construídas após 1º de janeiro de 2020 será obrigada a incluir sistemas solares como parte dos padrões adotados pela Comissão de Energia da Califórnia.

Embora seja um impulso para a indústria solar, os críticos alertaram que a medida também elevará em quase US$ 10 mil o custo de comprar uma casa. As ações da Solar subiram com a decisão. As ações das construtoras residenciais caíram.

A medida ressalta como os painéis solares de telhado, que antigamente eram um luxo reservado às casas de proprietários ricos com tendências ecológicas, estão se tornando uma fonte de energia convencional, com a Califórnia - o maior mercado de energia solar do país - abrindo o caminho.

Califórnia investe em energias renováveis
O estado há muito tempo está na vanguarda de políticas energéticas progressivas, desde o estabelecimento de padrões de eficiência energética para os eletrodomésticos até a instituição de um programa que abarca toda a economia para conter os gases causadores do efeito estufa. O requisito para a moradia faz parte do esforço do governador Jerry Brown para reduzir as emissões de carbono em 40% até 2030 e oferece um modelo para outros estados. "Isso é muito significativo", disse Morten Lund, presidente de uma iniciativa de armazenamento de energia do escritório de advocacia Stoel Rives. "Essencialmente, isso poderia transformar o painel solar residencial em um eletrodoméstico, como um aquecedor de água. De certo modo, isso iria acabar acontecendo, mas as coisas estão avançando mais rápido do que a maioria das pessoas imaginava."

Geração de energia solar sobe 6 vezes em 5 anos
Os EUA tiveram 10,4 gigawatts de energia solar residencial no final do ano passado, mais que o sêxtuplo que cinco anos atrás. O setor começou a desacelerar em 2017 devido a mudanças de políticas e iniciativas de algumas empresas para mudar de estratégia. "A adoção desses padrões representa um enorme avanço nos padrões estaduais de construção", disse Bob Raymer, engenheiro sênior da Associação da Indústria da Construção da Califórnia, durante a reunião antes da votação. "Pode apostar que os outros 49 estados estarão observando de perto o que vai acontecer." A política solar da Califórnia vai exacerbar outra questão crítica no estado mais populoso dos EUA, onde os altos custos de moradia são vistos como um empecilho para a economia, o que também contribui para o aumento das tensões sociais. "Com o enorme aumento de preços dos imóveis, acho que para os compradores de casas será um pouco desagradável serem obrigados a pagar mais por sistemas solares que talvez eles não queiram ou sintam que não podem custear", disse Brent Anderson, porta-voz da construtora Meritage Homes "Mesmo que, a longo prazo, esta seja a resposta certa."
(Com a colaboração de Christopher Martin , Noah Buhayar e Patrick Clark)


COMENTÁRIOS DO BLOGUEIRO:
Os políticos acabam quase sempre cedendo à pressão dos ambientalistas nessa neurose de "reduzir emissões de GEE" para evitar o aquecimento. Pois um dos financiadores dessa história mentirosa é a indústria de energia solar, ao lado da eólica, que, no rastro da energia nuclear, viralizaram essa questão de que temos de substituir as fontes fósseis (especialmente o carvão) como geradoras de energia elétrica. Como as energias solar e eólica não serão capazes de resolver o necessário fornecimento de energia elétrica, a energia nuclear se apresenta na sequência como solucionadora do problema, completando o ciclo do comércio que cria uma falsa necessidade para vender soluções. Ou seja, cria dificuldades para vender facilidades.

Na sequência, outros estados membros dos EUA vão adotar legislação semelhante, assim como outros países, e teremos de engolir a energia solar e a eólica antes de, finalmente, adotarmos a energia nuclear. As energias solar e eólica são caras, e insuficientes para abastecer uma residência ou, menos ainda, uma comunidade de poucas centenas de pessoas, porque não se pode estocar energia elétrica em baterias. Estas são, além de poluentes (quando descartadas), limitantes para o uso, considerando que luz/calor solar só é sequestrado durante o dia, e, no caso das eólicas, pode parar de ventar a qualquer hora do dia. Quando instaladas as usinas, solar ou eólica, sempre necessitam de um plano "b", ou seja, carecem da instalação de uma usina termoelétrica (a carvão) para suprir as necessidades de energia elétrica.

Até que caia por terra a mentira do aquecimento viveremos essa neurose. Vamos para a 24ª COP do Clima no final deste ano, faz, portanto, 25 anos que os ambientalistas ameaçam o planeta, acusando a humanidade de responsável por essa falácia. Essa questão um dos muitos destaques que abordo no livro "CO2 aquecimento e mudanças climáticas: estão nos enganando?", ao lado de vários cientistas, como Luiz Carlos Molion, José Carlos Parente de Oliveira, e outros.

.

3 comentários:

  1. Richard,
    a mudanca para energia solar (e alternativas) esta' sendo simplesmente guiada pela queda mais que exponencial nos custos de energia solar e no aumento desproporcional dos custos do modelo centralizado de fornecimento. Ha' tambem alternativas para armazenamento, seja a nivel individual ou comunitario e ate' mesmo o lancamento de uma conta de energia virtual sem baterias na Alemanha (Eon Jan 2018). O argumento para nuclear nao existe mais especialmente depois de Fukushima, ver os casos de negocios da BlueEconomy Nuclear Exit e exemplo de aplicacao na Alemanha.
    SDS
    Gerson
    ===
    ===
    Introducing the Blue Economy 29 Jul, 2014
    -->https://www.nzherald.co.nz/element-magazine/news/article.cfm?c_id=1503340&objectid=11297558
    ===
    The Blue Economy: 10 Years, 100 Innovations, 100 Million Jobs 7 June 2011
    -->http://sydney.edu.au/news/84.html?newsstoryid=7067
    ===
    Renewable energy versus nuclear: dispelling the myths
    May 31, 2016 by Mark Diesendorf
    -->http://energypost.eu/renewable-energy-versus-nuclear-dispelling-myths/
    ===
    The Exit of Nuclear based on Consensus and Cash
    -->http://www.zeri.org/ZERI/Articles_files/Case%2055%20Nuclear%27s%20Exit-1.pdf
    ===
    Goodbye nuclear power: Germany's renewable energy revolution
    -->https://www.theguardian.com/sustainable-business/nuclear-power-germany-renewable-energy
    ===
    Area of solar panels needed to power the world
    h per square meter (198,721,800,000,000 / 400) and we arrive at 496,804,500,000 square meters or 496,805 square kilometers (191,817 square miles) as the area required to power the world with solar panels. This is roughly equal to the area of Spain.
    Total Surface Area Required to Fuel the World With Solar | bLAGI
    landartgenerator.org/blagi/archives/127
    Search for: Area of solar panels needed to power the world
    ===
    Here are humanity’s best ideas on how to store energy
    The plans, the prototypes, the power-pumping: These batteries are hints of the future.
    Megan Geuss - 10/28/2017
    -->https://arstechnica.com/information-technology/2017/10/a-world-tour-of-some-of-the-biggest-energy-storage-schemes/
    ===
    E.ON’s technology to store solar power without battery January 31, 2018
    -->https://www.kallanishenergy.com/2018/01/31/e-ons-technology-to-store-solar-power-without-battery/
    ===
    3 Clever New Ways to Store Solar Energy
    -->https://www.popularmechanics.com/science/energy/a9961/3-clever-new-ways-to-store-solar-energy-16407404/
    ===
    How to choose the best battery for a solar energy system 4/18/2018
    -->https://www.energysage.com/solar/solar-energy-storage/what-are-the-best-batteries-for-solar-panels/
    ===
    The 'duck curve' is solar energy's greatest challenge
    -->https://www.youtube.com/watch?v=YYLzss58CLs
    ===
    The falling costs of US solar power, in 7 charts Aug 24, 2016
    -->https://www.vox.com/2016/8/24/12620920/us-solar-power-costs-falling
    ===
    'Spectacular' drop in renewable energy costs leads to record global boost
    -->https://www.theguardian.com/environment/2017/jun/06/spectacular-drop-in-renewable-energy-costs-leads-to-record-global-boost
    ===
    The Cost of Solar Will Drop Another 25% by 2022
    -->https://futurism.com/the-cost-of-solar-will-drop-another-25-by-2022/
    ===
    ===

    ResponderExcluir
  2. Gerson,
    mas a energia solar ainda depende do sol. E à noite isso não existe. E não dá para estocar energia elétrica em baterias, mesmo que seja para uso residencial. A dependência exige que se tenha um plano B. Portanto, a solar continua cara e ineficiente. Em São Paulo existem hoje fornecedores para residências que instalam um sistema de energia elétrica e de aquecimento, e que, durante o dia, gera excedentes que são jogados na rede pública, sendo o consumo noturno o que é contabilizado pela concessionária. Para uma casa com 3 pessoas custa mais de US$ 10 mil e demora 15 anos para pagar-se com a economia na conta de energia elétrica. Eu não vou fazer isso.
    Agora, Fukushima não estabeleceu novos paradigmas na questão radioatividade, assim como Chernobyl a região está abandonada, virou um cemitério de imóveis e automóveis, e nada pode ser retirado de lá. Os efeitos degenerativos da radioatividade demoram ainda uns 10 anos para aparecer, mas vão mostrar bebês com defeitos físicos horrendos, assim como Chernobyl. Aqui no blog tenho fotos disso, para ler e ver só é ir na busca do blog por Chernobyl. Por esse aspecto não tenho nenhuma simpatia pela energia nuclear, que também é mais cara que a hidrelétrica. E nem a nuclear, ou solar e eólica tinham o direito de estabelecer essa neurose ambiental planetária do aquecimento para poder vender seus produtos. É um crime lesa-pátria isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Richard,
      Existem tecnologias competitivas para baterias, o kWh solar ja' esta' em US$0.0179 e caindo, novas nanotecnologias ja' permitem paineis solares e lunares funcionando dia e noite.
      No Brasil falta de visao e estrategia politica, academica e industrial...
      SDS
      Gerson
      ===
      Renewable Energy Will Be Consistently Cheaper Than Fossil Fuels By 2020, Report Claims
      onshore wind $0.04-0.06 per kWh & solar PV $0.10 per KwH. 13 Jan 2018
      -->https://www.forbes.com/sites/dominicdudley/2018/01/13/renewable-energy-cost-effective-fossil-fuels-2020/
      ===
      World’s cheapest prices submitted for Saudi Arabia’s first solar project October 3, 2017
      The largest exporter of oil could produce solar power at 1.79 cents per kilowatt hour
      -->https://www.thenational.ae/business/energy/world-s-cheapest-prices-submitted-for-saudi-arabia-s-first-solar-project-1.663842
      ===
      The innovators: how smaller batteries give more power to UK solar households
      -->https://www.theguardian.com/business/2015/jul/05/smaller-batteries-more-power-uk-solar-households-innovators
      ===
      Battery Storage Knowledge Bank Tesla Powerwall 2
      -->https://www.spiritenergy.co.uk/tesla-battery-solar
      ===
      Meet Powerwall, your home battery. 100% Self-powered 0% Grid-powered.
      On a typical day, Powerwall and solar will meet all of your home's energy needs.
      -->https://www.tesla.com/en_GB/powerwall
      ===
      Electricity Cost per kWh: Should You Go Solar?
      -->https://www.theecoexperts.co.uk/kwh-electricity-prices
      The cost of electricity per kWh is typically between 11p and 16p. If you’re paying more than this, you’re probably getting a bad deal.
      Because electricity prices are continuing to rise, many homeowners are installing solar panels to avoid expensive energy bills.
      ===
      Official Statistics Solar PV cost data
      -->https://www.gov.uk/government/statistics/solar-pv-cost-data
      ===
      Cost of electricity by source
      -->https://en.wikipedia.org/wiki/Cost_of_electricity_by_source
      ===
      Israeli Firm Says It Can Keep Solar Power Plants Running At Night Sep. 22, 2014
      -->http://www.businessinsider.com/r-israeli-firm-looks-to-keep-solar-power-generators-running-at-night-2014-9?IR=T
      ===
      How solar power towers generate electricity at night
      -->https://cosmosmagazine.com/technology/how-solar-power-towers-generate-electricity-at-night
      ===
      What Solar Panels Do at Night? Updated On Fri, Dec 15th, 2017
      -->http://www.saurenergy.com/solar-energy-articles/what-solar-panels-do-at-night
      ===
      New technology puts solar power to work all night long September 12, 2016
      -->https://www.sciencedaily.com/releases/2016/09/160912122848.htm
      ===
      How to Use Solar Energy at Night By David Biello on February 18, 2009
      Molten salts can store the sun's heat during the day and provide power at night
      -->https://www.scientificamerican.com/article/how-to-use-solar-energy-at-night/
      ===
      Is night falling on classic solar panels?
      -->https://www.newscientist.com/article/mg20827915-000-is-night-falling-on-classic-solar-panels/
      ===
      SOLAR NANOANTENNA ELECTROMAGNETIC COLLECTORS FOR ENERGY PRODUCTION
      -->https://www.theseus.fi/bitstream/handle/10024/93318/Ameziane_Maria.pdf?sequence=2&isAllowed=y
      ===
      Nanoantenna Solar Cell Efficiency Can Blow Silicon Out Of The Water February 7th, 2013
      -->https://cleantechnica.com/2013/02/07/nanoantenna-solar-cell-efficiency-can-blow-silicon-out-of-the-water/
      ===
      Is the Future of Solar a Tiny Antenna? January 20, 2008
      -->https://www.solarpowerauthority.com/is-the-future-of-solar-a-tiny-antenna/
      ===
      Nano antenna Solar Cell-Nanotechnology used to gain energy after sunset June 10, 2017
      -->https://www.illuminei.com/single-post/2017/06/10/Nano-antenna-Solar-Cell-Nanotechnology-used-to-gain-energy-after-sunset
      ===
      ===

      Excluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o sistema Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.