Luís Amorim *
Em Copenhagen foi assim. Em Glasgow continua o mesmo. Nem adianta a Greta Thunberg viajar só de trem bala, bicicleta ou carro elétrico.
Serão 400 jatos particulares para transportar os senhores que nos estão exigindo sacrifícios para "salvarmos o planeta".
Só o presidente americano Joe Biden levou 4 jatos, um helicóptero Marine One. A limusine blindada "a besta" e vários SUVs.
Também o príncipe Charles foi de jato privado.
Mas se querem reduzir o CO2, por que não extinguem a OTAN (Organização do Tratado Norte) e encerram as 800 bases militares que os EUA possuem espalhadas pelo mundo? Por que continuam a roubar petróleo na Síria e no Iraque? Por que as guerras do Afeganistão, do Iraque, da Líbia, da Síria e muitas outras?
E onde está o movimento ambientalista, tão preocupado com o planeta, na luta pela paz?
As espartanas demonstrações de poder, riqueza, luxo, egolatria e prazeres exclusivos a que assistimos durante a COP26 parecem um festival de velhos roqueiros onde cada um dos exibicionistas atores presentes faz mais jogo de luz e tonitruante barulho do que mostrar reais talentos, uma espécie de teatro sem ideologia ou filosofia, para deleite da plateia embevecida, e que a mídia engajada repercute, incentivada por seus desinteressados patrocinadores, mas requerendo urgência em soluções.
* o autor é de Lisboa, Portugal.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.