sábado, 6 de novembro de 2021

Os bilionários do clima vão salvar o planeta e a humanidade

Luís Amorim *

Majken Jorgensen, diretora da maior empresa de aluguel de limusines da Europa, informa que só possui 12 viaturas, mas que para este evento terá 200. "Não tínhamos carros suficientes na Dinamarca, tivemos de mandar vir viaturas da Alemanha e da Suécia, e estas tiveram que percorrer centenas de quilômetros de estrada". Ao todo, o número desses carros para aluguel disponibilizados durante a semana da Conferência de Copenhagen, deve ser de cerca de 1.200.

Em Copenhagen foi assim. Em Glasgow continua o mesmo. Nem adianta a Greta Thunberg viajar só de trem bala, bicicleta ou carro elétrico.

Serão 400 jatos particulares para transportar os senhores que nos estão exigindo sacrifícios para "salvarmos o planeta".

Só o presidente americano Joe Biden levou 4 jatos, um helicóptero Marine One. A limusine blindada "a besta" e vários SUVs.

Também o príncipe Charles foi de jato privado.

Mas se querem reduzir o CO2, por que não extinguem a OTAN (Organização do Tratado Norte) e encerram as 800 bases militares que os EUA possuem espalhadas pelo mundo? Por que continuam a roubar petróleo na Síria e no Iraque? Por que as guerras do Afeganistão, do Iraque, da Líbia, da Síria e muitas outras?

E onde está o movimento ambientalista, tão preocupado com o planeta, na luta pela paz? 

As espartanas demonstrações de poder, riqueza, luxo, egolatria e prazeres exclusivos a que assistimos durante a COP26 parecem um festival de velhos roqueiros onde cada um dos exibicionistas atores presentes faz mais jogo de luz e tonitruante barulho do que mostrar reais talentos, uma espécie de teatro sem ideologia ou filosofia, para deleite da plateia embevecida, e que a mídia engajada repercute, incentivada por seus desinteressados patrocinadores, mas requerendo urgência em soluções.

* o autor é de Lisboa, Portugal. 

 

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.