Richard JakubaszkoO kit desgraça pode ser
composto por celulares
da TIM, da OI, Claro, à
vontade do freguês...
Recebi por e-mail a reclamação do contumaz comentarista deste blog,
Gerson Machado, e reproduzo a sua justa reclamação contra a OI, mais uma
operadora de telefonia que não cumpre as normas e as leis como concessionária de
serviços, fruto do controvertido e mal feito processo de privatização do
sistema de telefonia no Brasil. As reclamações são generalizadas, e isto é uma
vergonha para todos os brasileiros que aceitam isso passivamente.
Eu aplico a minha prerrogativa de consumidor, não uso
telefonia celular. Ao Gerson manifesto minha solidariedade, e espero que tornar pública a reclamação ajude a resolver o seu problema e de muitos outros usuários, mas particularmente duvido que venha a acontecer algo.
Por Gerson Machado
Estive estudando o caso do atendimento da Oi e de seu
absoluto descaso com os clientes a julgar pela minha experiência, esperando 6
semanas apenas para entregarem um modem de Internet (depois de 10 anos em lista
de espera pelo Velox), processo que gastou mais de 80 telefonemas, alguns com
duração de até 3h, visitas marcadas e não cumpridas, e um total desrespeito com
o cliente, seguido de contas erradas constantemente.
Descobri ao revisar vários sites de reclamação no Brasil,
que tudo fica do mesmo tamanho, não estou sozinho mas as reclamações são tantas
e o escalonamento para Anatel tão frequente (sem resolução), que fico até'
pensando se faz sentido reclamar.
Se houvesse opção de competição, poderia contratar serviços
de outra, mas como quase sempre no BR, as "competidoras" estão
desenvolvendo mercado por territórios diferentes. Por exemplo, em Belo Vale,
MG, só a TIM tem 3G, em Moeda, cidade vizinha, só a Claro, e assim vai. Dei
sorte de conseguir um sinal 3G da Vivo para uma mineradora, usando antenas de
altíssimo ganho para buscar o sinal. Agora, para outro choque, a Vivo manda
duas contas diferentes por mês para o mesmo serviço para o mesmo número,
adicionou dependentes de voz que não tenho e colocou diferentes planos de
assinatura para o mesmo número, enviados numa mesma conta que pelo segundo mês
chega com erro.
Sem falar que, como comprei vários serviços juntos e já
tinha os equipamentos próprios, e não precisava dos telefones ou modems da
operadora, foi prometido (verbalmente e com anotação no folheto de preços deles),
um desconto que nunca se materializou e agora o vendedor diz que não pode fazer
o desconto prometido - o que me dá direito de nulificar o contrato e contestar a
penalidade. Ficar reclamando em sites que não são lidos por ninguém, ou até na
Anatel, que aparenta não resolver nada, dado o volume de reclamações diárias, não
parece ser boa estratégia (e maior gasto de tempo), então restam as opções de
cancelar, pois até para entrar no tribunal de pequenas causas há um custo
grande de tempo que nunca é ressarcido.
Espero que, de tanto abusar da população, um dia um grupo de
cidadãos irá organizar algo com fins apenas de conectividade social, nos moldes
dos movimentos iniciados na Europa, onde comunidades inteiras tomaram o descaso
de seus governos e telecoms nas próprias mãos, criando empresas auto
gerenciadas de propriedade própria para gerir acesso via fibra com serviços de
ótima qualidade e baixo custo.
Exemplos são:
GM
.
cara tu já parou para pensar? se a empresa foi privatizada, ela ainda pode ter laços ainda no governo.
ResponderExcluirSabe por que a Tia Anatel multa a oi em milhoes e depois paramos para pensar se uma empresa privatizada é multada não iria resolver o problema?
A tia ana faz parte dessa sujeirada toda.
A lei só se aplica a pequenas empresas.
que oferecem um serviço mil vezes melhor que essas empresas porcas.
para trabalhar licenciado você precisa de uma licença com a tia ana a famosa SCM para trabalhar com radio tambem sabe quanto a tia ana ganha nisso tudo 15 mil reais por empresa. ai te falo tu ja foi num data center da oi.
cara é visão do inferno. servidor sendo ventilado com ventilador. o piso é elevado cada vez mais por que a quantidade de cabo que passa por baixo já não está sendo suficiente.
se a tia aninha realizasse vistoria te garanto que muitos call centers não iriam existir.