quinta-feira, 30 de março de 2017

Para reflexão sobre o manejo e a conservação do solo

Maurício Carvalho de Oliveira *
“As fortes chuvas provocadas pelo El Niño no ano passado e no início deste ano destruíram uma grande parte das estruturas de conservação e contenção da erosão das propriedades. Além disso, os novos equipamentos de produção – plantadeiras, tratores e colheitadeiras – foram fabricados em dimensões e pesos inadequados às necessidades de manejo e conservação de solo e água até então. O Plantio Direto terá que ser retomado para melhorar a eficiência das novas tecnologias e manter a sustentabilidade das produções.” (palavras de Ágide Meneguette, Presidente do Sistema FAEP/SENAR – PR)

Esta é uma situação real e recorrente. O problema, parece-me, foi exposto nesse parágrafo.

É importante, entretanto, refletir sobre o mundo que vai lá fora. No campo mesmo. Onde estarão nossas fragilidades e sugestões para minimizar, controlar o problema da degradação do solo pela erosão e escoamento superficial da água?

– As máquinas são realmente fabricadas em dimensões ou peso inadequados? O parque de máquinas evolui. Máquinas modernas, avançadas (com GPS) e que seduzem os produtores rurais que as compram.

– As rotações de culturas estão inadequadas? Faltam plantas apropriadas? O chamado imediatismo do produtor? Que não opta por uma cultura de cobertura porque precisa de dinheiro para pagar as contas no final do mês.

– O produtor rural vive em uma economia de mercado. Tem que ser competitivo (eficiente e eficaz) para crescer na atividade. Quem fica no mesmo patamar, quebra. O governo, com todas as limitações, disponibiliza crédito diferenciado para o setor, e a sociedade que cubra os rebates de juros ao tesouro.

Que outros aspectos têm impedido o avanço de uma agropecuária mais, digamos, sustentável (nas três pernas)? Onde estarão gargalos e quais estratégias sugeridas para minimizá-los?

Estariam, as recomendações técnicas, corretas? São as máquinas inadequadas que precisam se ajustar à paisagem? O produtor rural é mesmo imediatista?


Parece-me que o discurso agronômico se repete durante o tempo e amassamos barro (sapatear no mesmo local). Por onde avançar? Eis a pergunta.
“Na economia de mercado não há outro meio de adquirir e preservar a riqueza, a não ser fornecendo às massas o que elas querem, da melhor maneira e mais barata possível”
Ludwig von Mises


* o autor é engenheiro agrônomo, Chefe da Divisão de Agricultura Conservacionista do Mapa
.

Um comentário:

  1. O agricultor e seus consultores técnicos conhecem bem a fórmula da produção intensiva sustentável em um país tropical. Se não o fazem ou se permitem que o faça, no caso dos colegas Engenheiros Agrônomos consultores técnicos, é pela bandeira da logística, da facilidade, da rentabilidade imediata, da redução da mão de obra e de outros fatores que não levam em conta a importância dessa fina camada que cobre o planeta, que é o solo. Fórmulas são alternativas de produção, seja para grandes áreas onde a monocultura de soja volta a predominar, ou em pequenas áreas, onde o solo fica descoberto a maior parte do ano e, muitas vezes, é agredido com arados, grades, subsoladores, enxadas rotativas. Geralmente sem terraços, com plantio morro abaixo, sem canais para escoamento da água, sem preservação.

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.