segunda-feira, 9 de julho de 2018

Vai faltar comida pra muita gente?

Richard Jakubaszko
O questionamento do título é uma preocupação de governos e planejadores no mundo inteiro. Dai o fato de se falar tanto em segurança alimentar, pois o planeta anda com 7,5 bilhões de bocas para serem alimentadas, das quais quase 1 bilhão anda passando fome, em destaque alguns países africanos e mesmo asiáticos ou na América Latina.

Existem poucas áreas no mundo para se expandir as terras de plantio, apenas o Brasil ainda possui terras disponíveis, além de sol e água, três coisas essenciais para se fazer agricultura. Apesar do Código Florestal, poderemos crescer até 30% da área hoje destinada aos plantios, especialmente em terras degradadas de pastagens, e também nas áreas do cerrado e do Nordeste. No resto do mundo, Europa, EUA e Ásia, as áreas de expansão possíveis são inferiores a 20% do que já se usa hoje em dia. Na África falta água, apesar de sol em abundância, e o mesmo ocorre na Austrália, com enorme área desértica. Nos polos é impossível de se fazer agricultura. Seria desejável que estivesse acontecendo o aquecimento global, pois debaixo do gelo do Alaska, Sibéria, Groelândia e imensas áreas no norte da China, haveria terras para se fazer agricultura.


Apesar de tudo, alguns urbanos brasileiros insistem em massacrar os produtores rurais brasileiros, acusando-os de criminosos ambientais, por usarem agroquímicos e pelo desmatamento.

Recebi do engenheiro agrônomo Odo Primavesi, lá de São Carlos (SP), uma definição antológica que ele encontrou em uma publicação técnica sobre a produção de alimentos, e que reproduzo abaixo:

Existem riquezas suficientes na Terra para atender as necessidades básicas das pessoas, mas não para atender a cobiça humana.

Uma pessoa pode precisar de um médico, advogado, arquiteto, e outros profissionais algumas vezes em sua vida, porém necessita de um agricultor/produtor rural pelo menos três vezes ao dia.
Better Crops with plant food, v.99, n.3, p.24, 2015

No texto original, em inglês: “A person may need a doctor, lawyer, architect, and so many other professionals a few times in one´s life, but needs a farmer at least three times a day.”


Antológico, né não?
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.