quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Inesquecíveis canções XVI: Canção dos barqueiros do Volga

Richard Jakubaszko
Esta música é um clássico russo, muito anterior à revolução comunista de 1917. Antes da era da máquina a vapor, as barcas no rio Volga eram rebocadas por homens rio-acima - trabalhadores, viajantes, velhos e moços. Eles eram arrastados para dentro, metidos em couraças de couro presas por cordas ao cabo principal e faziam-nos opor a sua força à enorme força do rio, as cordas queimando-lhes a carne e o capataz impiedosamente empurrando-os. Deste trabalho pesado e deste sofrimento nasceram muitos cantos de trabalho, dos quais este é o mais famoso. É baseado no ritmo das imprecações que reforçavam o arrastar da corda... Mas, em sua essência, ouvimos o profundo apelo de homens escravizados e injustiçados, um lamento em revolta contra o mundo.
Conforme prometido nos "comentários", abaixo, aqui o link para a mesma canção, Barqueiros do Volga, com os Cantores de Romannoff, e que está ancorada no Google Drive: https://drive.google.com/open?id=0B7l9OEH623MFOU8yNGhFQk0yV1k
Divirtam-se!


_

2 comentários:

  1. Gostaria de ter a letra em português, inglês ou espanhol.

    ResponderExcluir
  2. Eliana,
    pois não tenho a tradução, sempre desejei, nunca consegui, apesar de ter tido amizade com um gaúcho, na minha juventude, e que havia estudado na Univ. Patrice Lumumba, e falava russo, mas perdi a oportunidade.
    Se vc conseguir, também quero, poste aqui mesmo. Me parece que a palavra "Yeluhan", ou "Eeluhan", com h aspirado, quer dizer "liberdade".
    Vc é parente do Caetano?
    Tenho uma versão em MP3, do Coral dos Cossacos de Romanoff, que é muito mais bonita e empolgante do que essa versão do Rebroff. Vou ver como posso salvar por aí e postar aqui no blog, no próximo fim-de-semana.
    Richard

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.