sábado, 25 de janeiro de 2014

Lula: precisamos valorizar a democracia

Richard Jakubaszko

Faz 30 anos, foi no dia 25 de janeiro de 1984, quando aconteceu o que foi chamado de o maior comício pelas Diretas Já, na histórica Praça da Sé e no dia do aniversário de São Paulo. Milhares de pessoas se juntaram ao metalúrgico e líder sindical Lula e a diversas personalidades da política, de todos os partidos e da classe artística, para entoar o grito pelo direito ao voto.

No vídeo abaixo, Lula rememora este dia e também os outros comícios que marcaram época no que ele chama de “o maior movimento cívico na história dos 500 anos do Brasil”. Lula lembra também que mesmo com a derrota no Congresso Nacional, o movimento das Diretas Já foi o que conseguiu acabar com o regime militar que comandava o país.

Lula ressalta que “nós precisamos aprender a valorizar a democracia”.

Cheguei atrasado ao evento, por causa do gigantesco congestionamento, mas fiz parte da massa que ficou travada atrás da Catedral da Sé, na Praça João Mendes (comentava-se na época que havia entre 350 mil e até 700 mil pessoas nesse comício). Deu para escutar tudo, e vibrar, sentir que a democracia estava voltando ao país, definitivamente.
Inesquecível!
Mas ainda tem gente (Ô, raça!) que lembra com saudades da ditadura...
Assista a íntegra do vídeo:


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.