quinta-feira, 29 de julho de 2010

O princípio da história única

Richard Jakubaszko
O princípio da história única mostra a importância da democracia, da imprensa livre e da diversidade da opiniões, frutos da liberdade de expressão. 
Quem nos mostra isso de maneira evidente, num depoimento inteligente, humano e quase poético - veja o vídeo abaixo - é Chimamanda Adichie, uma jovem e linda mulher nigeriana que leu livros americanos e ingleses na infância, cheios de personagens brancos de olhos azuis. Dentro desse mundo formou imagens distorcidas da realidade, as quais ela relata com excepcional humor. Quando jovem estudou nos EUA, depois tornou-se escritora, e agora nos relata como é perverso o lado único de uma história, especialmente para crianças e jovens. Corrobora o aforismo de Joseph Goebells de que "não importa o fato, importa a versão do fato", que é complementada por outro dito do mesmo comunicador nazista, o de que "uma mentira repetida mil vezes torna-se uma verdade".
O princípio da história única é um figurino que não cabe a ninguém, nem aos povos, nem aos indivíduos, seja nas ciências, nas religiões, na política ou na imprensa. É um parâmetro apenas das ditaduras e dos poderosos, ou de quem desejaria praticar isso.
(Se desejar legendas em português, clique em view subtitles - texto em vermelho, na moldura do vídeo e escolha "português, Brasil").
Meus agradecimentos ao amigo Odo Primavesi pela dica deste vídeo.

Um comentário:

  1. Caro Richard,
    impressionante a nigeriana! Direta, objetiva, sem medo de dar opinião sobre os Estados Unidos e europeus, que se consideram patriacas e donos do mundo.
    Valdir Bellini
    Passo Fundo

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, aguarde publicação de seu comentário.
Não publico ofensas pessoais e termos pejorativos. Não publico comentários de anônimos.
Registre seu nome na mensagem. Depois de digitar seu comentário clique na flechinha da janela "Comentar como", no "Selecionar perfil' e escolha "nome/URL"; na janela que vai abrir digite seu nome.
Se vc possui blog digite o endereço (link) completo na linha do URL, caso contrário deixe em branco.
Depois, clique em "publicar".
Se tiver gmail escolha "Google", pois o Google vai pedir a sua senha e autenticar o envio.